segunda-feira, 29 de junho de 2015

Muito antes da Nutella

Quando eu era criança, lá pelos anos de 1970, não existia Nutella nem Paçoquita. Pelo menos, não na minha pequena cidade natal. Tinha umas coisas meio similares, tipo Amendocrem e um outro creme de chocolate que eu não lembro o nome. Mas o que importa é: não era sempre que aparecia essas coisas na mesa lá em casa. Volta e meia, minha mãe comprava para nós mas era tão raro que acabava logo. Sim, éramos gulosos. HO!
Bom, a questão é: para fugir do pão com margarina - que era o que tinha no dia a dia -, eu me punha a inventar "recheios" para o pão. Essa experiência me foi muito útil quando meu filho começou a ir para a escola e tinha que levar lanche. Nunca fui de deixar se entupir de Cheetos ou salgados fritos no intervalo, isso raramente. Preferia eu mesmo fazer o lanche dele. Geralmente colocava uma fruta e um bolo, um sanduíche de presunto e queijo ou até mortadela, mais um suco. Mas tinha dias que era impossível ir ao mercado e tinha que me virar para fazer um lanche gostoso para ele.
Aí entrava a criatividade que tinha desenvolvido na infância. Quando tinha coco, fazia um lanche assim: abria o pão francês ao meio, batia um ovo com açúcar (ou leite condensado) e coco, colocava para assar até dourar. O Zé adorava essa torrada.
Mas, se nem coco tivesse em casa, apelava para o meu substituto de Nutella: o pão com margarina e Nescau (ou Toddy). Esse é um clássico em casa. Na infância (minha e do Zé), usava aqueles aparelhos Tostex (quem lembra?) para fazer o lanche. Colocava o pão com margarina no Tostex, levava ao fogo o suficiente para derreter a margarina, abria, colocava o Nescau, e levava de novo ao fogo. Hoje, faço isso com um grill.
E foi o que fiz, hoje, para meu café da manhã. Gordice pura. Desconsidere o desfocamento da foto. HO!

3 comentários:

  1. caramba eu adoro amendocrem mas o preço tá um absurdo! gostei muito do blog, aliás adoro vc pois é muito autêntica! kkkkk

    ResponderExcluir

Sim, eu sei que é chato moderação de comentários. Porém, já tive experiências com outros blogs e tem gente muuuuito desagradável no mundo. Então, sorry. Liberarei o seu comentário o mais rápido possível.